fbpx

A palavra METALOCK é sinônimo de uma tecnologia de sucesso usada para o reparo em peças avariadas, de ferro ou aço fundidos. Este processo a frio foi empregado, inicialmente, nos EUA nos anos 1930, nos campos de óleo do Texas, quando foi desenvolvido para eliminar os riscos da soldagem em chama aberta em condições inflamáveis.O reparo tinha muitas outras vantagens, tais como a ausência de calor, o que diminuía a distorção, a redução de usinagem necessária após o reparo e do aumento da pressão.

A Metalock Ltd (Grã-Bretanha) foi criada em 1947, e seu sucesso levou à criação de uma organização internacional intitulada Metalock International Association, a M.I.A., em 1953. Seus parceiros originais eram do Reino Unido, França, Suécia e Noruega e estes por sua vez, fundaram empresas associadas por todo o mundo, sendo que a grande maioria, mas não todos, usaram o nome Metalock. Até os dias atuais, estas empresas e outras autônomas são associadas da M.I.A..

As atividades da Metalock no Brasil foram iniciadas em São Paulo, em junho de 1957, sob o nome Unilock. A atividade básica era o reparo de peças de ferro fundido, principalmente em equipamentos industriais e marítimos. Na época, a maior parte dos equipamentos industriais era feita de ferro fundido e este mercado se expandiu devido à escassez de peças sobressalentes resultante da Guerra. Nestes anos iniciais havia uma demanda considerável para o reparo de equipamentos navais no Brasil.

Com a substituição do ferro fundido pelo aço, a Unilock, que já estava bem estabelecida no mercado industrial de Santos, diversificou suas atividades, adquirindo a Oficina Duncan em janeiro de 1961, empresa de engenharia naval em Santos. Após esta aquisição, a nova empresa adotou o nome Metalock Brasil Ltda., adicionando o mercado de serviços de Engenharia Naval às suas atividades.

A empresa expandiu consideravelmente seus serviços de Engenharia nos mercados Industrial, Naval e Offshore no Brasil, construindo para si uma reputação de serviços de confiança em suas oficinas – reparo a frio (Metalock®), mecânicos, usinagem de campo, de solda, de caldeiraria, elétricos, eletrônicos, pneumáticos, hidráulicos, propulsão, refrigeração, galvanização, inspeções de segurança etc.

A Metalock Brasil é representante autorizada de serviços para muitos fabricantes de equipamentos navais, e seus técnicos frequentam cursos de treinamento nestes fabricantes regularmente, inclusive no exterior, mantendo-se tecnologicamente atualizados em novos produtos e procedimentos de instalação e reparo. Adicionalmente, a Metalock Brasil tem parceria com outros fabricantes de equipamentos navais. As equipes técnicas costumam trabalhar a bordo de navios durante viagens, e são prontamente mobilizados para atendimentos em qualquer local do mundo.

Um dos grandes diferenciais da Metalock Brasil é o de adotar o conceito de One Stop Shop, oferecendo aos clientes a comodidade de centralizar todas as operações e serviços em um único fornecedor, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, o que reduz custos e tempo de parada operacional.

O Sistema de Gestão da Qualidade da Metalock Brasil é certificado na norma ISO 9001:2015, pela Germanischer Lloyd Certification, DNV-GL.

×