fbpx

Uniformes da Metalock Brasil São Descartados de Forma Responsável e Sustentável

Com reconhecimento internacional e preocupação em questões ambientais e sociais, nós da Metalock Brasil fizemos a destinação correta de 201 kg de uniformes em desuso. Com essa ação poupamos 1,73 m³ em volume de aterro e 3,40 toneladas de emissões de carbono equivalente (tCO2e) foram evitadas. A iniciativa vai além, ao descartarmos de forma consciente os uniformes antigos de nossos colaboradores, assumimos nossa responsabilidade com o planeta e com o próximo, pois esse material servirá de matéria prima na confecção de cobertores para pessoas carentes.

O descarte incorreto de uniformes e roupas, em geral é uma conduta que contribui de forma significativa para o aumento da poluição, gerando impactos negativos e permanentes ao ambiente e à sociedade. Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), estima-se que o Brasil produza 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo São Paulo o maior produtor de retalhos. Infelizmente, 80% desse material ainda tem lixões como destino. A decomposição de tecidos é um processo que pode levar até centenas de anos para acontecer.

Destinar corretamente esse tipo de resíduo significa poupar o meio ambiente e não sujar a cidade. E se, além disso, pudermos gerar ações sociais e renda a trabalhadores organizados em cooperativas? Por isso, nós da Metalock Brasil escolhemos descartar nossos uniformes contratando a Retalhar. A empresa, que trabalha com soluções ambientais, incluiu nosso material em um banco de resíduos que no futuro servirá de matéria prima para a fabricação de novos produtos, como mantas destinadas a pessoas em situação de rua ou uniformes para catadores de material reciclável, por exemplo.

De forma consciente respeitamos a logística reversa, princípio estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10, definido como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Responsabilidades social e ambiental fazem e sempre farão parte dos valores da Metalock Brasil. Zelar pelo mundo é cuidar de si e do próximo.

Voltar
×